Matéria realizada pelo programa Festas e Eventos sobre o Espetáculo "Chico, Um certo Buarque de Hollanda!
Valeu a todos coralistas , musicos o/, dançarinos e artistas, organizadores e a nossa grande regente Edna,esta última pessoa em principal por ter me aceitado e ajudado ao meu crescimento como músico e pessoa!
agora dia 18 de setembro estaremos em Pereira Barreto!
terça-feira, 31 de agosto de 2010
domingo, 29 de agosto de 2010
Um quadro branco ....
Esse é um tema que me intriga, o que seria “ser educado”, “ter educação” , “educar alguém”, ...enfim o que define o nível de educação de uma pessoa?
O “dever ser” é um problema!!! Sério, é algo que os juristas discutem até hoje! Como devemos ser? Talvez como somos criados traduz um pouco de como seremos, mas somos educados por aqueles que um dia foram de acordo com o que “devia ser” na época em questão!
John Locke dizia que a criança é um tela em branco esperando ser preenchida por seu professor, porém apenas o professor preenche esta tela? Creio que não , todos nós já tivemos nossa tela branca que com o passar do tempo foi preenchida por vários artistas, artistas renomados como nossos pais, vizinhos, professores, irmão(ã) mais velha, amigos e qualquer um que algum dia ensinou algo, ou simplesmente o fez em sua frente, uma das capacidades que mantiveram o homem vivo, foi sua capacidade de apreender observando o meio em que vive, usando o nosso raciocínio para fazer com que a falta de força ,comparado com outros animais, fosse compensada pela capacidade de raciocinar. Logo uma tela em branco precisa de um atelier bem organizado para não correr o risco de que por descuido algum tom não querido suje a tela.
Ser educação, é diretamente proporcional a origem da pessoa, ter ou não dinheiro não vem ao caso, talvez de modo abstrato sim, mas ser educado não esta proporcional a sua conta bancaria, seu estudo,roupa e modos, mas sim no respeito que você tem por outrem, uma pessoa pode ser humilde , mas pode saber quando falar ou quando ouvir, diferentemente de uma rica que sabe a finalidade de todos os talheres , mas não respeita os empregados que por descuido ou falta de conhecimento trocou de lugar um ou outro.
“Ter educação vem de berço”
Sábio dito popular, porque o Direito protege tanto essa instituição chamada família? A resposta é simples: Nela o indivíduo apreenderá como agir em sociedade, a família é a primeira escola, lhe ensina como se portar no meio que vive, como falar, lhe protege contra aqueles que ferem as normas, lhe da o primeiro conceito sobre o “Ser” e o “Dever Ser”[mesmo que inconsciente].
Mas ai chegamos no outro ponto: Como educar alguém?
Se a família falha na educação, como educar? Teríamos escolas! Pronto! Problema resolvido! Errado, este é o começo do problema, na escola podemos ser ensinados, mas a família , instituição onde o patriarca/matriarca tem poderes de coação e coerção, e com esse poder ,[limitado pelos direitos da criança e algumas outras leis, não que seja errado limitar, mas também não é de todo certo] ele poderia ter muito mais sucesso do que um professor limitado a chamar a atenção e dar punições “administrativas” aos indivíduo, a última cartada é chamar os pais, mas espere ai! O pai e a mãe não conseguirão! Pra quem sobra essa buxa?
Uma tela em branco esperando tinta! Geração 2.0! Globalizada! Cidadão de Papel!
É difícil pintar um quadro bonito com tanto ruído, tanto lixo sonoro,as vezes no sentido literal!, educar, ser educado é um processo de longo prazo, é difícil uma geração apreender instantaneamente como ser educado, talvez meus filhos recebam um pouco da piedade que meus pais não me deram, talvez essa piedade pode ser benévola ou malévola, dependerá dos artistas que ele conhecera na escola que ele estudar, daqueles que ele vir na TV, ouvir no rádio, na internet, na casa de seus amigos!
Solução?
A solução que eu penso ser a certa é justamente isso! O que eu penso ser certo,
Viva o que você pensa ser certo, seja honesto na frente de uma criança, lhe de a chance de apreender vendo um grande mestre na prática, não na teoria, o ser humano apreendeu por observação,tentativa ,muitos erros, e alguns acertos[quase um processo científico! Há!]
Se apreendemos assim, não há como ensinar uma criança com teorias imaginárias! Dizem que ouvir Bach faz-se estimular as sinapses , mas se você não gosta de Bach, pra que ouvir? Ouça música na frente da criança, independente do estilo, qual a mensagem? Filho a música é boa! Olhe! Fico feliz quando estou ouvindo, você pode ficar feliz também!
Isso foi um exemplo, vem das leis de Ação e Reação: Toda força investida , voltará para você com a mesma intensidade[faltou alguns detalhes como direção e sentido, mas não vem ao caso!].
Quando criança, meu pai colocava as caixas de som de frente uma para a outra e me dizia: Lincoln, vou colocar o disco do Pink Floyd dos fantasmas! E ele dizia que tinha que colocar a caixa de som uma para frente da outra, caso contrário os fantasmas fugiriam e me pegariam! Ele não queria que eu escutasse Pink Floyd sozinho por medo que eu arranhasse os discos, logo criou um meio de limitar minha ação! Ele sabia que eu teria medo de ouvir os discos, pois eu não agüentava carregar as caixas de som sozinho[eu não era fraco não! As caixas eram gigantes!].
Sem me dar um tapa, ele protegeu os discos dele até meus 13 anos!! Depois ele me explicou o quanto os discos valiam para ele e me ensinou como colocá-los sem estragar.
Na minha visão e vivência, isso é educar! Não há necessidade da força! A força só é usada por aqueles que são inseguros e essa insegurança vem das manchas adquiridas em suas tela no processo de formação, essas manchas que devem ser cuidadas, uma mancha numa tela não pode ser apagada, podemos pintar algumas coisas em cima e até improvisar para que na próxima geração esta mancha não apareça no quadro como uma mancha, mas como algo que não deu certo mas foi corrigido. Se foi corrigido? Dependerá de como você pintará as gerações futuras.
Foco! Foco! Foco!
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Chico, um Certo Buarque de Hollanda
Rellou Pipol!!
Dia 22 de agosto de 2010 estarei junto ao coral da ucdb, no que envolverá 3 raizes da arte em um só espetáculo: O coral acadêmico , o grupo teatral "Senta que o leão é manso" e a CIA de dança Ararazul, ambos formados por acadêmicos da UCDB.
O espetáculo será dividido em 2 momentos, ambos envolvendo essas representações artísticas interpretando um pouco da obra desse ícone não só musical, mas que também navegou por toda a arte.
Gostaria que meus amigos ou visitantes deste blog, que se possível ,fossem ao espetáculo que acontecerá no centro de convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo as 19:30, a entrada é franca, garanto que será uma bela experiência além da diversão!


Dia 22 de agosto de 2010 estarei junto ao coral da ucdb, no que envolverá 3 raizes da arte em um só espetáculo: O coral acadêmico , o grupo teatral "Senta que o leão é manso" e a CIA de dança Ararazul, ambos formados por acadêmicos da UCDB.
O espetáculo será dividido em 2 momentos, ambos envolvendo essas representações artísticas interpretando um pouco da obra desse ícone não só musical, mas que também navegou por toda a arte.
Gostaria que meus amigos ou visitantes deste blog, que se possível ,fossem ao espetáculo que acontecerá no centro de convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo as 19:30, a entrada é franca, garanto que será uma bela experiência além da diversão!
Tivemos um problema com a gráfica e o "Hollanda" saiu com apenas um "L", mas logo será corrigido.
abaixo fotos dos coralistas.


Conto com a presença de todos! até o próximo post!
Assinar:
Postagens (Atom)