Nossa! Eu fazendo um texto sobre futebol? Claro! Um dia fui boleiro! E sempre serei Santista! Isso é fato!
Esse texto não é nada além de um meio de um brasileiro nato expressar seu segundo amor, pois o primeiro é sempre sua mulher(acho que com isso não tomarei muitos tapas da Renata!). Porém o futebol é , ao menos era, na infância, a primeira atividade social onde a maior parte das crianças(em grande ,não unicamente, maioria, meninos!) eram apresentadas a semelhantes! É um esporte barato, precisa apenas um terreno vazio, 4 tijolos pra limitar a "meta" , uma bola e crianças alegres! assim foi comigo! E sem dúvida, o time que você escolhe(geralmente o mesmo ou rival do time de seu pai!) vira uma paixão que carregará pelo resto da vida!
Em minha infância vivi o quase, o Santos era bi-campeão mundial, porém eu pouco vi ser campeão, para dizer a verdade(digo isso, mas o santos ganhou 7 títulos de 85 - 98), até 98, houve alguns sim! Mas não tinha o visto ser campeão Brasileiro, houve um quase contra o Botafogo em 95(Roubado!). Porém de 2002 para cá foram dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, cinco Paulistas e uma libertadores! Um título por ano! Mas a cultura do brasileiro é alegre, e não há nada melhor que ver seu time ser campeão!
Esse ano é diferente, tenho a chance de ver meu time ser campeão mundial, e tem sido algo importante para mim. O jeitinho brasileiro que tantos dizem é explicado com simplicidade no futebol(Me permito esquecer a política por hora, e lembrar apenas de coisas lúdicas ), vivemos do improviso, da alegria, da ousadia,da simplicidade,da união, do trabalho ,do amor daqueles que torcem por nós! E o futebol explica tudo isso entre quatro linhas!
Tenho a chance de ver meu time ser campeão do mundo, e para os santistas isso é muito importante, é a coroação de um time que sempre nadou contra a corrente do futebol moderno, um time ousado, alegre, que prefere perder um jogo de 5x4 ao ganhar de 1 x 0. É o sonho do futebol brasileiro, da cultura brasileira sobressair a invasão européia , da exportação de mão de obra barata para times . Hoje o Santos diz ao mundo: O Brasil é um país forte, podemos manter nossa mão de obra e matéria prima aqui, podemos mostrar quão grandes somos apenas sendo brasileiros! E como diria o hino: Nascer, viver e no Santos morrer, és um orgulho que nem todos podem ter!