sexta-feira, 5 de março de 2010

Até quando?

    Este é mais um daqueles textos....primeiro, vejam esse video!


    Bom, apesar de eu ser quem eu sou, estou muito preocupado com isso, esses terremotos no chile, assim como outros no passado estão fazendo o eixo da terra mudar, li uma vez q um terremoto de 9 pontos teria mudado o eixo da terra em 12cm, este no Chile mudou em 8 cm,  mas isso foi uma ação "natural" até certo ponto, pois há o chamado "Circulo de fogo" que são cadeias de vulcões espalhadas na costa de países da America, Asia e oceania banhados pelo Oceano Pacífico, alguma diferença de pressão e temperatura neste oceano também causam efeitos como El Niño, La Niña entre outras inversões de temperaturas que agravando-se podem Causar tornados,furacões,tempestades entre outras coisas que além de aparecerem fora de época, vem com poder maior de destruição,temos o chamado "Buraco na camada de Ozônio " que fazem estragos no pólos com o derretimento de pedras de gelo maiores que muitos países, no Oceano Atlânco há uma corrente marítima que vem desde o Oceano Índico, esta corrente é responsável pelo clima, migração de animais em busca de alimentos que acompanham o ciclo de fertilidade destes que são responsáveis por toda uma cadeia de eventos que culminam no equilíbrio do planeta, essa corrente (quente) que sai do Oceano Índico passando pelo sul do Oceano Atlântico e chegando ao norte deste, encontra-se com correntes frias criando um choque termal e as devolvendo para o mesmo caminho com uma temperatura mais propícia para que a vida marinha se desenvolva, mas onde eu quero chegar? Com o aumento da temperatura na terra, principalmente nos pólos, essas correntes tendem a desestabilizar, criando degelo das calotas polares, isso fará com que o nível dos mares subam consideravelmente, ilhas habitadas serão engolidas pelo mar, como por exemplo a ilha Tuvalu que em 2002 ja começou a ser evacuada, em 2025 há uma projeção que Massachusetts perderá 10mil acres, um prejuizo em propriedades de 7,6bilhões de dólares para os Estado Unidenses, e tem muitos outros exemplos, essas correntes não são as vilãs da história, e sim o Homem.
     Não somos mais um ser natural há muito tempo, segundo projeções de ciêntistas , não fosse os avanços tecnológicos(medicina,tecnologia...qualidade de vida) , o ser humano por sorte, teria uma população máxima de 100 mil habitantes vivos atualmente no planeta, na época em que o video dessa menina canadense foi feito, o planeta ja tinha 5 bilhões de pessoas, agora somos 7 bilhões, o planeta não tem capacidade de renovação para isso, O Direito Natural foi substituído pelo Direito Positivo, a humanidade passou a pensar ser mais forte que a Natureza, nesse momento o homem não podia mais ser julgado pelas leis naturais, pois ele passou a corromper estas ao seu modo, tivemos que criar meios não naturais de conter a raça humana, como se fôssemos seres de outro mundo se aproveitando dos recursos de planeta alheio, mas tem um porém, se a terra acabar, não há para onde ir, não temos tecnologia nem espírito humano para salvar o que realmente vale apena, o que podemos fazer? Nossa Parte, mas enquanto digito este textos, quantos pecados contra a natureza já não cometi? a energia gasta?o petróleo retirado do solo para o hardware? a emissão de CO2 da geladeira que refrigerou a água do suco que estou tomando? e pra onde irá as substâncias radioativas contidas nas baterias de meu mp4 e celular? o que vai acontecer com os milhares de fios perdidos nas gavetas? e será mesmo que toda água usada pra lavar minha roupa será renovada e no meio do caminho não contaminará o solo? isso tudo não existiria se o homem fosse natural, mas o que temos a "perder" é tão valioso para um mundo moderno que é difícil largar este conforto, mas qual perda custará mais?  "Prefiro viver 1 dia como tigre , do que 100 anos como um cordeiro"
Hoje a frase que o homem usa  é "Prefiro viver 1 dia moderno , do que 100 anos nas cavernas".
Faço a minha parte! sou um "Cidadão do Mundo"(relembrando os tempos de Yazigi!) porém qual mundo quero viver? Guardar o lixo usado no bolso da calça enquanto ando na rua não ta ajudando, economizar energia? sobra mais dinheiro pra mim comprar coisas que gastarão mais energia ai vou pensar: "Nossa, que belo ativista eu sou! eu tenho 2 computadores, 2 tvs, 2 geladeiras, 1 abajur , 3 celulares, 1 mp3, 1 mp4, 3 ventiladores, ar condicionado, luz econômica em toda casa, aquecedor ,liquidificador,batedeira, 2 maquinas de lavar, ferro de passar roupa , dvd, video-game, tenho um cubo stanner, 2 guitarras, 2 violões, impressora e mesmo assim so gasto R$200,00 de energia!! Nossa! sou ecologicamente  correto! com tudo isso poderia gastar muito mais!! "
   Que bela merda é você em? Cidadão do Mundo! Vítima de um sistema, Subliminarmente manipulado , achando green peace ser grande coisa mesmo sabendo que...bom deixa pra la, ao menos eles tentam! Florestan Fernandes disse : A televisão tornou-se um estado dentro do Estado, uma escola acima das escolas e uma forma subliminar e assustadora de manipulação de mentes.
   E é assim que aprendemos ser politicamente e ecologicamente corretos! Quando Fernandes disse essa frase, ele ainda não conhecia a internet, mas a internet não se limita apenas no Estado e não há uma definição para o meio que ela percorre, talvez uma rede maior que o Estado, ou uma Rede abastecida pelos Estados de maneira neo-capitalista ou coisa do genero...Pensamos salvar o mundo, mas falar e fazer são conceitos inúteis sem uma consciência de trabalho em massa! alias, massa e público, para qual devo falar? qual a diferênça entre eles...talvez esse seja meu próximo tema!

4 comentários:

fllaviomoraes disse...

ta certissimo cara.
acho q a unica alternativa q nos resta, é tira a roupa e passar a viver do modo naturista.
quem diria no final os hippies é q estavam certos desde o começo...

Lincoln disse...

bom, nem tanto, até mesmo os hippies eram massa manobrada onde 90% estavam la por diversão e pela erva eheheh

Raphael Oliveira Gomes disse...

Lincão,

"Massa" tem um tom pejorativo. É o "público" em grande quantidade que é manipulado. Essa é a diferença.

Uma vez li em algum lugar que "temos que ser hoje a diferença que queremos amanhã" Acho que é assim que funciona. Tudo passa por educação e consciencia, nessa ordem. Os indices são preocupantes e tem muita gente fazendo coisas bacanas pra evitar essas coiasas que estão acontecendo. Mas todo trabalho de conscientização é um processo lento. Acho que nao temos esse tempo todo pra aprender!

Bixo, bom saber que agora tem o blog. Vou virar freguês!! Grande abraço.

Rapha.

Lincoln disse...

então rapha, a diferença sobre massa e público, é algo que quero tratar, tenho vários temas em mente, mas basicamente , quando dizemos massa nos referimos ao que vc disse acima, público, não seria a elite, mas seriam ouvintes bem preparados para entender e ter opiniões, mesmo que contrária ao tema proposto, no Brasil temos massa, isso torna os meios mais difíceis para fazer algo acontecer.