quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vítima e Agressor, quem é você?

O que me difere de um animal? o uso da razão? gerar conhecimento a partir de experiências vividas ?

Sinceramente, sim! Mas tudo que digo separar-me de um animal, pode facilmente unir-me a um quando o julgo como um igual.
Por exemplo, um crocodilo mata um homem no leito do rio, quem foi o irracional? O animal que agiu por instinto, ou o homem que sabia dos riscos e mesmo assim pensou ser maior que tudo e invadiu território alheio?


Vamos minimizar o exemplo, um cachorro está deitado, à frente de sua casa e quieto, um homem passa  e ameaça o cachorro,que não tinha demonstrado nenhum comportamento agressivo para com o homem, com algum objeto . O cachorro morde o homem, o homem fica nervoso e agride o cachorro, ameaça os donos do cachorro e vem no outro dia junto com agentes de saúde solicitando que o cachorro seja sacrificado por "não saber" viver bem em sociedade.
Seguindo este raciocínio, queria tentar analisar os dois lados, do Agressor e da vítima.

Quem seria a vítima, quem seria o agressor?
Vou começar pelo mais simples. O cachorro!
Todos sabemos que o cachorro é fiel ao dono, este não vê cor, religião,sexo,idade e condição social,ao menos nenhum cão me abandonou até hoje! É um animal "irracional", tem seu território e aqueles a quem protege[nós!] . Já repararam que sempre que você anda com seu cachorro, ele tenta caminhar na frente? Sim! Ele pensa ser o líder da "alcateia " logo ele pensa que caminhando na frente, ele vai desbravar,marcar território e proteger todos aqueles que fazem parte de seu grupo! Se ele faz isso por instinto? Sei la...o que penso é que ele tenta proteger sua casa[a casa de seu dono!] como se fosse seu território, e fará isso sem se importar se o invasor é maior,mais numeroso ou menor que ele.

Agora o ser mais complexo , o mais racional de todos os animais. O homem!

Se você está lendo este texto, penso que você enxerga,  é humano, provavelmente tem 5 anos[ penso que se tem mais de 5, sabe ler, ao menos comigo foi assim!] ou mais, tem acesso a um computador,possivelmente conectado à internet, pelas condições sociais aplicadas tem grande probabilidade de ter onde dormir e tempo! Sem me esforçar, pude traçar o perfil de um provável leitor desta lapa d...digo, deste texto. Como ser racional, usei o que eu aprendi e vivi para tentar descobrir sobre pessoas que eu não conheço, usei meus poderes "videntes" e como bom "adivinhador" , posso ter acertado em algumas coisas.
Mas o homem é estranho, as vezes ele não pensa, ou há um retardo mental, pois ele agride sem necessidade , há sempre a desculpa do dito: - Melhor prevenir ao remediar. Porém algumas pessoas são tão fracas que tentam disputar espaço com aqueles que não os ameaçam.

O cachorro? Bom, ele foi morto, por ter mordido um homem. 
O homem? Gostou do fim...e disse que esse monstro devia ter morrido mesmo.

Vítima? Agressor? Sou mais vítima ou agressor? Quem eu sou , vai da capacidade que tenho de entender o mundo que me cerca, usar esse conhecimento para equilibrar o meio que vivo, achar meu espaço, conquistar sem destruir, muitas vezes as pessoas são tratadas como cães no sentido vulgar da palavra, muitos animais são tratados como monstros, mas na verdade, o único ser que pode mudar sua condição natural e se transformar num monstro, é aquele que se vangloria tanto por ser racional.


2 comentários:

Lívia Gomes dos Santos disse...

Gostei =D
[Já que aqui não tem a opção curtir, tem que deixar comentário...rsrsrs]

Lincoln disse...

fiquei chateado com uma situação...
isso ai foi mais um desabafo!